Aum

O que “Aum” significa?

 

Aum (ou OM) é um mantra, ou vibração, que é tradicionalmente cantado no início e no final de sessões de yoga. É composto por três letras sânscritas, aa, au e ma que, quando combinadas, fazem o som Aum ou Om. Acredita-se ser o som básico do mundo e conter todos os outros sons. Diz-se que é o som do universo. O que isso significa?

De alguma forma, os antigos yogis sabiam o que os cientistas hoje estão nos dizendo – que o universo inteiro está se movendo. Nada é sempre sólido ou ainda. Tudo o que existe pulsa, criando uma vibração rítmica que os antigos yogis reconheceram com o som de Aum. Podemos não estar sempre conscientes deste som em nossas vidas diárias, mas podemos ouvi-lo no farfalhar das folhas de outono, as ondas na costa, o interior de uma concha.

Cantar Aum nos permite reconhecer nossa experiência como um reflexo de como o universo inteiro se move – o sol poente, a lua em ascensão, o refluxo e o fluxo das marés, o bater de nossos corações. À medida que cantamos Aum, ele nos leva para um passeio sobre este movimento universal, através de nossa respiração, nossa consciência e nossa energia física, e começamos a sentir uma conexão maior que é ao mesmo tempo edificante e reconfortante.

 

Deixe uma resposta